CARREGANDO

Dúvidas Frequentes

Nosso maior objetivo é esclarecer todas as suas dúvidas.
Fizemos uma seleção das perguntas mais comuns (FAQ) para facilitar a sua consulta.

Como é calculado o frete?

Para definir o valor do frete, é feito um cálculo com as seguintes informações: peso real da mercadoria ou peso cubado (o que for maior), valor da Nota Fiscal, local de origem e de destino. O frete será calculado com base nestas informações e, se for o caso, poderá ser somado ao valor Taxas (FRETE PESO, AD VALOREM, GRIS, TAS, TRT e PEDÁGIO) e Tributos existentes (ICMS). Em algumas cidades onde houver Zona Máxima de Restrição de Circulação, poderá ser cobrado a TR. Consulte sua Central de Relacionamento e verifique a negociação comercial acordada.

O que são as taxas cobradas no frete?

  • AD Valorem (Frete Valor) - Porcentagem cobrada sobre o valor da Nota Fiscal da mercadoria transportada;
  • Frete Peso - Valor cobrado pelo peso ou pelo espaço físico proporcional em m3
    GRIS - Taxa de Gerenciamento de Risco;
  • Despacho - Taxa de emissão de CTRC;
  • TAS - Taxa de Administração das Secretarias de Fazenda;
  • TRT – Taxa de Restrição ao Trânsito.

A TransMaytam transporta para Pessoa Física?

Sim, o transporte pode ser realizado de acordo com a legislação vigente de cada Estado, com a devida documentação. Para saber mais, consulte a Receita Estadual do seu estado.

A TransMaytam transporta sem Nota Fiscal?

Não é possível realizar o transporte sem documentação, que via de regra é a Nota fiscal da mercadoria. Apenas há exceção da substituição da Nota Fiscal por Declaração para o Transporte, quando o cliente for isento e possuir autorização da Receita Estadual.

O que é cubagem?

Cubagem é o espaço físico que a mercadoria efetivamente ocupa e esta medição leva em consideração o peso e o tamanho das mercadorias. Basta efetuar a seguinte conta: Multiplique as medidas de ALTURA X COMPRIMENTO X LARGURA da carga para chegar na metragem cúbica;

  • No transporte rodoviário, multiplique a metragem cúbica por 300.
  • No transporte aéreo, multiplique a metragem cúbica por 167.
Estes números representam a fração ideal de peso para ocupação do veículo e do avião. Por fim, multiplique pela quantidade de volumes. Quando a cubagem for maior que o peso real da carga, consideramos para efeito de frete o peso cubado.

O que é CTRC?

O CTRC é a abreviação de Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, também chamado de Conhecimento ou CTO. É um documento fiscal emitido pelas transportadoras para cobrir legalmente as mercadorias entre o local de origem e o destinatário da carga. É a nota fiscal da empresa transportadora, ou seja, é o documento oficial usado para faturar os transportes realizados.

Ainda com Dúvida? Ligue para nós.

(11) 2242-8083

(11) 2240-5161

Enviar Mensagem